15.11.09

Vencendo a lei da gravidade





A corrida de arrancada é uma luta constante contra lei da gravidade. A gravidade produz o peso que impede que o carro ganhe velocidade, pois tenta "prendê-lo" ao chão. E, ao mesmo tempo, também é uma grande aliada, pois possibilita a tração que lança o carro pra frente.

Podemos facilmente compreender que temos sempre que vencer a gravidade, mas tirando proveito da sua força. Corrida de arrancada é usar a força da gravidade, para vencê-la.

Esta analogia nos mostra que algo que parece
divergente é, na verdade, complementar.

Essa é a essência do outlaw.

Desde que arrancada iniciou como esporte organizado, com o trabalho pioneiro de Whally Parks, também surgiram grupos que seguiram praticando a arrancada com variações destas mesmas regras.

Hoje, especialmente na América do Norte, o mundo outlaw é muito grande e sua importância econômica como mercado de consumo de peças e serviços não pode ser desprezada. Nem, tampouco, pode deixar de ser reconhecida sua capacidade de formar e fornecer competidores para todos os setores do esporte.

Entre nós, o outlaw é tão antigo quanto a arrancada, e até anterior a ela. Nas primeiras competições a participação era aberta a qualquer tipo de competidor.

Este espírito é o que o outlaw busca resgatar. Já existem algumas competições com este formato ocorrendo pelo Brasil, e também por todo interior do Rio Grande do Sul em pistas privadas, que precisam de competidores para garantir suas receitas.

Nos últimos anos o movimento outlaw vem ganhando força, e tem na Associação Desafio seu principal representante aqui no sul do pais. Competindo desde 2006 a partir do Campeonato Metropolitano, e nos anos seguintes em Tarumã, Santa Cruz do Sul, e depois no Velopark, abriu espaço para que novos nomes chegassem ao esporte, contribuiu na popularização de marcas ligadas à competição.

Neste final de ano, mais um passo foi dado em Guaporé, para que este caminho em busca da acessibilidade ao esporte se solidifique. A primeira edição do
Street Rules Day, que é um evento aberto, que não impõe barreiras a quem deseja participar, permitiu a elevação de mais um degrau ao trazer a necessidade da divulgação dos seus resultados para o maior público possível.

Este é o objetivo deste espaço Arrancada Outlaw. Mostrar para o público quem são os novos destaques na arrancada do sul de outro ângulo. Seus feitos, resultados, os produtos que utilizam, as empresas que os apoiam. É mais uma contribuição para o desenvolvimento do esporte na nossa comunidade.

A partir de agora, com a ajuda de nossos colaboradores, vamos divulgar informações, notícias, comentários e fatos sobre os participantes do mundo outlaw.

É importante que algo fique bem claro: assim como a arrancada não existiria sem a gravidade, o outlaw e a arrancada técnica tradicional são complementares. São faces de uma mesma moeda e por aqui poderemos ver esta integração.

Para quem já conhece e para os que chegarão agora, desejo uma boa viagem. Estaremos vivenciando juntos mais um capítulo desta história.




O 2º SRD já tem a data marcada para dia 29 de novembro, um domingo, em Guaporé. Este evento está atraindo as atrações no alto da serra e também em toda a região metropolitana de Porto Alegre. No primeiro, participaram 82 competidores, em sua maioria do interior do estado. A Associação Desafio participou com menos de 10 carros, mas o objetivo era claramente prestigiar o nascimento da competição.

Mesmo assim, conseguiu bom destaque e trouxe alegria para o público presente. O formato do evento, simples e rápido, foi muito bem aceito pelos participantes. Os competidores se enfrentaram de acordo com seus tempos, sendo livre a preparação, tipo de tração e também o tipo de equipamento. A chamada dos competidore pelo alto falante organizando o alinhamento sempre com carros de tempos compatíveis, tornou a competição muito atraente para o público e também para os participantes.


Para esta segunda edição, teremos mais algumas novidades.

Pela primeira vez será realizado no interior o TOP 16. Esta competição, apresentada pela primeira vez no Velopark em dezembro de 2008, é a base da arrancada em todo o mundo. A AD trouxe o formato, fez algumas alterações em seu funcionamento, e aqui o campo de 16 carros é formado pelos 16 mais rápidos do dia que estão em condições de competir. Quando um competidor classificado tem de desistir, é susbstituido pelo imediatamente classificado.

Ao final, temos um campeão do dia e do evento, que será conhecido pela torcida e poderá promover seus patrocinadores.

Além disso, haverá competições por nível de tempo, que terão seus respectivos vencedores entre todos os tipos de carros que comparacerem. Desta vez não haverá desclassificação. Se algum competidor baixar seu tempo inicial da classificação, será colocado no novo nível ao qual se habilitou e nele disputará a vitória. Esta atitude dá reconhecimento a quem consegue baixar seu tempo, em um esporte que é justamente sobre isso: andar cada vez mais rápido.

Outro atrativo que se somará ao evento é a 5ª Etapa do Campeonato da Associação Desafio, que acontecerá paralelamente ao SRD. Todo o pessoal que disputa a ponta e a premiação do 3º CAD, vai a Guaporé com muita expectativa, pois será a primeira vez em anos que uma etapa terá 201m. E isto traz novos favoritos e pode mudar os resultados.

Abaixo, a pontuação até o final da quarta etapa:

Piloto 1º etapa 2º etapa 3º etapa 4º etapa Total


1 Rafael Pires "Rafastra" 61.36 53.69 69.08 52.603 236.728


2 Rafael Andreis 48.15 64.1 64.422 54.989 231.666


3 Sergio Fontes 49.63 53.25 62.89 62.913 228.677


4 Leandro Fraga "Toco" 49.45 66.37 51.77 49.749 217.338


5 Otávio Bresolin 42.33 43.61 69.67 54.805 210.413

6 Jean Carlo Peluso 51.76 51.94 52.39 51.398 207.478


7 "Robertinha" Rodrigues 44.97 45.04 46.92 45.85 182.781


8 Thales "Oliveira" 47.55 45.61 41.64 45.12 179.92

9 Felipe Fontes 38.32 39.71 40.09 60.758 178.883


10 Demétrio Coradi "Deme" 52.32 35.2 54.48 36.211 178.206


Pouquíssimos pontos separam os primeiros colocados. O que significa que não é possivel fazer uma previsão sobre quem será o vencedor.

Mas podemos fazer algumas considerações:

- Rafael Pires, que vem mantendo a liderança do campeonato é o rosto novo no topo do placar. Rafael participa com a AD desde os tempos do Metropolitano no sambódromo, mas em 2008 e 2009 o seu trabalho no Astra 888 adquiriu consistência, tornando-se muito rápido e eficiente. Tem conseguido seus melhores desempenhos no Velopark, e Guaporé não o favorece. É um tração dianteira, lutando em um piso com menos tração que a dragstrip do sul. Sua grande arma - além da velocidade - é a confiabilidade. Desde 2008 o Astra não tem uma quebra significativa devido ao cuidado que Rafael dispensa ao equipamento.


- Rafael Andreis, quer vencer o campeonato. Sua melhor arma em Guaporé é o Eclipse 4x4. Dono de marcas de 60 pés difíceis de serem batidas, este carro com tração integral agora vem impulsionado com a ajuda de uma Bulls Eye e os irmaõs afirmam que isto fez toda a diferença. No Velopark, o carro tem apresentado alguma deficiência de hps em alta, mas seus tempos são baixos, pois as parciais do início sempre lhe garantem bom desempenho. Em Guaporé, terá o campo ideal para conseguir um bom resultado.


- Sergio Fontes e o Gol 96 já estão novamente no páreo no final. Ganhador de um título e vice em outro por detalhe, engana-se quem imaginar que ele pode estar de fora da disputa pelo campeonato. Em 2009, trabalhou bastante no desenvolvimento do carro e não conseguiu colocar na pista ainda tudo o que esperava. Mas certamente conseguirá. Agora de M/T, sempre tem muito cuidado com a estratégia e na pista é um competidor feroz. Não gosta de perder.


- Allan Pasa e seu Dodge. É o wildcard na situação. Allan tem um carro muito rápido, com as primeiras parciais tão boas como as do Eclipse e é um campeão na serra. É rookie na AD, não disputa o campeonato desde o início, mas poderá ser o fator de desequilíbrio, para qualquer lado. Dele se esperam os melhores espetáculos do dia. Além de rápido, é constante e não quebra.



Nas próximas edições do Arrancada Outlaw seguiremos apresentando os competidores e suas possibilidades.






































2 comentários:

  1. O blog arrancadaoutlaw vem em boa hora, assim como os demais blogs Dicionário de Arrancada e Agente 402, ajudando a divulgar o esporte de Arrancada.

    Parabéns à equipe pelo trabalho de criação e atualização dos blogs!

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Adriana.

    Eu sempre fico pensando que a vida seria bem mais dificil se não conhecessemos voce.

    ResponderExcluir