6.12.09
2º SRD Evolução em 2009
É com satisfação que inauguramos a cobertura do Arrancada Outlaw com o 2º SRD de Guaporé. Em um dia excepcionalmente quente, 73 carros de vários tipos e preparações, enfrentaram mais de 50 graus na pista, para competir.
Analisando a cena, a marca mais importante foi a diversidade. Para ser justo, a maioria dos carros ainda é da marca VW, mas isto não significou domínio. No SRD, as opções foram muito mais variadas. Eclipse 4 X 4, Maverick GT turbo, Astra turbo, Dodge Dart V8, Gol turbo, Fiat 147 turbo, Fusca AP turbo FLT estiveram lá lutando pelos melhores tempos.
Na disputa geral, pelos tempos intermediários, o quadro foi semelhante. VW e GM, com muitos concorrentes, e a Fiat também presente. Até alguns raros Ford Escort estavam correndo. O índice de quebras e abandonos, sempre tão significativos nas provas de arrancada, pode ser considerado baixo, especialmente pelo calor e pelo esforço que a disputa lado a lado representa.
A prova foi bem organizada e simples. Os preços de inscrição de R$50,00 (carro e piloto) foram adequados . Não há cobrança adicional por categoria, o valor foi igual para todos. O público pagou R$10,00 e teve acesso a todas as dependências onde estava sendo realizada a prova.
Na chegada, os competidores encontraram os boxes com as reservas e uma mensagem de boas vindas afixada à porta. Detalhes que fazem a diferença. Na parte da manhã e até o meio dia, seguindo o programa, foram realizados os treinos livres, que também serviram para a definição inicial dos tempos de cada piloto.
Com este tempo, a cronometragem pode definir quem se enfrentaria nos níveis programados. Uma boa e simples evolução foi a reclassificação imediata de todo competidor que baixou o tempo inicial dos treinos. Anteriormente, quem baixasse o tempo e mudasse de nível era desclassificado. Agora passa a competir em um tempo mais baixo. Esta modificação reafirma a crença de que ninguém pode ser punido por encontrar meios de fazer seu carro andar melhor.
Na pista a competição foi intensa. Dos níveis mais baixos aos mais altos, a luta foi até o final das três passadas eliminatórias. Sempre é surpreendente ver carros aspirados, completamentes underdog, vencendo carros turbo, de quem sempre se espera supremacia. E isto aconteceu mais de uma vez no domingo. Com o tempo, e a fundamental ajuda do apresentador, estes duelos poderão ser apresentados para o público para que entenda claramente o que ocorre na pista.
A competição por tempos também revelou a lista dos 16 mais rápidos do evento. E estes tiveram a responsabilidade histórica de fazer o primeiro Top 16 em uma competição outlaw aberta. Neste ponto é importante lembrar que os carros da AD estavam entre os mais rápidos do Top 16. Rafael Andreis, com o GSX, vinha durante todo o dia obtendo marcas excepcionais, superando o calor e não sendo ameaçado em nenhum momento por outro competidor. Mesmo um fusca FLT - belo carro - que acabou marcando o segundo tempo do dia, estava abaixo do seu desempenho.
Quando já se esperava o duelo entre estes dois carros, o fusca desistiu, alegando a necessidade de poupar equipamento (?). Conforme o Top 16 transcorria, a constatação era de que a vida de Andreis não seria fácil. A cada puxada, uma nova preocupação e a sensação de que a qualquer vacilo , todo o trabalho do dia estaria perdido. No final, a vitória sobre Rafael Grillo, do Astra 888, garantiu ao Eclipse a maior premiação de um evento de arrancada em 2009 no Rio Grande do Sul.
Rafael, que havia vencido o último Top 16 noVelopark, foi o runner up em Guaporé. O Astra continua sólido, com potência suficiente, mas o piso de Guaporé não o favorece. Assim como os 201 metros não permitem a recuperação do que perde nos 100 metros iniciais. O Astra melhorou o seu tempo em Guaporé, desde a sua última subida à serra, mas mesmo assim foi ultrapassado no campeonato da AD por Rafael Andreis e Sérgio Fontes.
Sérgio Fontes chegou à cidade no sábado, para poder trabalhar com tranquilidade no carro. Na pista, foi o tração dianteira mais rápido do evento, foi preciso na estratégia para o campeonato , e venceu seu nível de tempo. Sua única falha do dia, foi queimar a largada contra no Astra 888, perdendo, assim, a chance de chegar à final do Top 16.
Outro destaque foi Jean Peluso e o Maverick turbo. Jean, que confia no carro, dispensou o reboque e foi rodando desde Porto Alegre até Guaporé. Ele sabia que os 201 metros favorecem os V8 traseiros, e não iria desperdiçar a oportunidade de devolver as derrotas sofridas no Velopark. Foi sempre um show ver suas largadas. Andando de lado a maior parte do tempo, pegou o Astra 888 na semifinal e todos viram que seria uma luta dura. Tudo pronto, o Maverick larga na frente, vai levando a disputa, mas o câmbio não resiste ao esforço. Não foi desta vez.
Mais quartas de final. O Gol de Fábio Benassi, de M/T contra o Fiat 147, de Black argentino. Desde o último Top 16 no Velopark, o Fiat passou a ser encarado como um competidor real. Benassi, que aos poucos vai acertando o carro, teve em Guaporé seu dia de melhor desempenho. Aparentemente, é dele a vantagem. Mas sabemos que nunca dá pra ter certeza. O Fiat tinha uma arma secreta, que até aí não tinha funcionado: uma garrafa de nitro, com 40 cv à disposição. O pessoal do Fiat disse que o sistema não estava funcionando, devido a um curto-circuito na instalação. Mas, como eles estão ficando mestres em criar cortinas de fumaça ...
A pista é dona da decisão. Disputa apertada, Benassi leva uma pequena vantagem, e perde no final. O Fiat está de novo numa semifinal. A quebra do suporte da válvula de alívio do Gol lhe tirou esta vitória. A semifinal do Fiat (que não quebrou nada, mas furou o pneu) foi contra o Eclipse. Correria para encher o pneu, nos dez minutos regulamentares antes da desclassificação. Mais correria para colocar um arame como fusível e tentar uma injeção de nitro de 100 cavalos. O pessoal do Fiat estava disposto a complicar de vez a vida do Eclipse.
De volta ao pinheirinho, calor de mais de 50 graus ali na pista, e o Eclipse faz valer o seu favoritismo. O nitro do 147 não funcionou, mas ele não fez feio, e foi até o fim com o pneu furado. O carro acabou na grama, com o piloto deitado ao lado, à beira do desmaio. E já prometendo que no Velopark, dia 10, tem mais.
Desta vez o Dodge Dart do Alan Pasa não foi um fator determinante, pois quebrou o câmbio no início da classificação, à tarde.
PREMIAÇÃO - CAPÍTULO À PARTE
Nada deve ser melhor e mais importante para um piloto e seu time do que a vitória. Neste quesito, o 2º SRD criou uma nova referência. O vencedor do Top 16, carro e piloto que venceram todos na prova, levaram a maior premiação. Nada mais justo, e nada mais distante do que ocorre normalmente na arrancada, onde a grande segmentação por categoria impede a visibilidade do verdadeiro vencedor.
No SRD, qualquer participante estava habilitado a vencer. Bastava se classificar entre os 16 mais rápidos do dia, e , a partir daí, vencer na pista, em disputa direta, seus adversários. Só um poderia sair vencedor. Nesta primeira prova outlaw com Top 16, a honra coube a Rafael Andreis. E ele realmente dominou o evento, apesar da quebra do motor de arranque e de um vazamento de água do radiador. A recompensa valeu.
A Full Turbos ofereceu um macacão Lico homologado; a Box1, duas horas de dino; a FT, um de seus equipamentos de medição; a Ihmor, um tanque plástico de combustível e um kit de boné e camiseta da marca; e a Power Bass, um jogo de molas Red Coil para permormance. Um belo pacote. Esperamos que possa ser repetido como estímulo real a quem corre pela vitória. A Full Turbo disponibilizou ainda uma sapatilha 38s para o runner up Astra 888, e a Box 1, uma hora no dino.
2010
O 3º SRD já está em andamento. Uma data está sendo escolhida no verão, e virão algumas inovações especialmente para o público. O objetivo é fazer do evento, uma referência, e consagrá-lo como uma prova do circuito outlaw que está nascendo. Neste sentido, todos que fizeram parte da festa estão de parabéns.
RESULTADOS DO EVENTO
1º 779 FELIPE MOHR SCORTT/PRATA 00,196+10,331 10,527
B P Q R Reação 60 Pés 100 M 201 M Pista+R Vel.F
1 D _ + 00,196 02,747 07,009 10,331 10,527 119
(110_114) De 11.000 a 11.499 Segundos
1º 76 PAULO ALEXANDRE MARQUES NUNES OPALA/PRETO 00,416+10,632 11,048
B P Q R Reação 60 Pés 100 M 201 M Pista+R Vel.F
3 E _ + 00,416 02,388 00,000 10,632 11,048 108
(120_124) De 12.000 a 12.499 Segundos
1º 68 FELIPE DUTRA LUVISON PARATI/PRETA 00,654+11,365 12,019
B P Q R Reação 60 Pés 100 M 201 M Pista+R Vel.F
2 D _ + 00,654 02,630 07,379 11,365 12,019 098
(130_134) De 13.000 a 13.499 Segundos
1º 212 LEANDRO XAVIER FRAGA GOL/AZUL 00,278+12,964 13,242
B P Q R Reação 60 Pés 100 M 201 M Pista+R Vel.F
2 D _ + 00,278 02,834 08,362 12,964 13,242 084
TOP 16
Rafael Andreis carro 221 reação 00,442 et 08,177
Rafael Grillo carro 888 reação 00,258 et 08,595
Clique aqui e confira todos os tempos do 2º SRD.
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Show de bola o pessoal de Carazinho/RS participou com diversos carros, Fiat 147 turbo "tomate", Kadett Gsi Conversível, Kadett Gsi, Escort Xr3 Duratec 2.0 16v (imohr), Voyage, Gol Gti 16v... estamos aguardando as próximas edições!!
ResponderExcluirE elas virão! Já estamos pensando em uma prova noturna no verão. Em um sabado , começando ao cair do sol e terminando... bem, quando terminar!
ResponderExcluirA presença do pessoal das cidades do interior, como voces de Carazinho é fundamental. Carros diferentes, preparações diferentes e com a integração vamos todos evoluindo juntos.
Estamos conversando para criar uma maneira de facilitar o acesso a pista aos torcedores. Possivelmente liberando o pagamento de ingresso e cobrando apenas o estacionamento do carro. Quem não gosta de uma pista lotada? Quem não quer sua torcida?
Se voces tiverem sugestões, vamos conversando ai.
Abraço
quando vai ser o 3º srd e as fotos da 1ºsrd
ResponderExcluirdevia de ser so para carros de rua eu corri na 1ºsrd e tinha carros de arranca até velocar....mas acho q os carros tem q estar motados por isso tem gente desistindo de copa sul etc... eu gostei um evento para quem não tem muitas condições de correr um copa sul ou serrano onde o bixo pegaum gramde abraço a todos e espero pela 3º srd
ResponderExcluirAmigo Rapadura: o SRD tem como caracteristica ser um evento aberto, por isso é por tempo. Todos podem participar e vencer o NIVEL de TEMPO onde seu carro anda.
ResponderExcluirTem carros que andam menos e outros que andam mais.Com o tempo, dá pra implantar algumas regras - poucas - para manter a beleza do espetáculo . No campeonato da AD por exemplo, não são aceitos carros recortados. Exigimos que externamente se pareçam com carros de rua, tenham farois e sinaleiras e duas portas funcionais.
Estas coisas vem com a evolução.
Uma coisa legal que deve vir nos proximos eventos é uma premiação para cada ganhador de tempo, além do troféu.
Isto não é muito dificil de conseguir se conseguirmos motivar o publico para ir a pista.
As fotos, Rapadura, as fotos...
ResponderExcluirVou ver o que consigo, pois na primeira participação não levamnos o pessoal das fotos e dos filmes lá pra Guaporé.
Mas tem alguma coisa e vou organizar e postar.
Sem dúvidas foi um evento muito legal que ocorreu em Guaporé. O sol bateu forte, e todos mostraram que mesmo com a pista fervendo, não tem medo de colocar seu carro na pista.
ResponderExcluirTem muito piloto ai que se considera profissional mas na hora do calor reclama que não tem condições de andar, é por isso que todos que andaram lá naquele dia merecem os parabéns.
É muito legal ver o pessoal de várias cidades do estado competindo lá em Guaporé, e nós devemos fazer a nossa parte convidando todos aqueles amigos que gostam de correr na rua a ir lá correr num local seguro, com a maior variedade de carros possíveis.
Que venha o próxima prova e consequentemente o novo capítulo na história de criação do out-law brasileiro.
Abs
Realmente Marco, estou queimado de sol até hoje, começando a descascar kkk isso que passei protetor solar FPS 30 ahushasushau. Uma prova noturna ia ser show!! O ingresso R$ 10,00 é bem salgado, ainda mais que quem corre precisa pagar ingresso pra entrar também, tá estranho isso... A minha sugestão seria R$ 5,00 de ingresso para TODOS e R$ 45,00 a inscrição (seria R$ 50,00 descontados os R$ 5,00 de entrada).. Com certeza no próximo estaremos em peso, ainda mais se for num sábado à noite.. SHOW!!!!
ResponderExcluirMarco, nao precisa prêmio em dinheiro aos vencedores... quem corre lá não corre pelo prêmio, mas sim pelo prazer de acelerar, ver seu tempo baixo e de levar um troféu pra casa.
ResponderExcluirMarcelo: A idéia é tirar justamente o peso dos ingressos e cobrar o estacionamento. Esta estratégia já foi utilizada até pelo Velopark com sucesso e pode facilitar bastante a vida do pessoal do interior.
ResponderExcluirNo interior, é preciso se deslocar muitos kms para chegar a uma pista. Sem o peso do ingresso, amigos podem se cotizar, com a gasolina e ingresso do carro e ir até a prova .E ainda dispor de $ para bebida e comida ou comprar algo do evento como uma camisa , por ex.
O sabado a noite é bom por que é quase todos tem este tempo disponivel. E permite que o domingo fique livre para outra atividade.
A premiação- que pode ser em equipamentos - é uma recompensa para quem vence. Na arrancada atual, o pessoal se preocupa demais com o tempo do carro e esqueceu a importancia de vencer o carro que esta ao lado. A premiação busca resgatar a importancia da vitória, que é maior do que fazer um bom tempo.
Ta apoiado!!
ResponderExcluirCitando: "o pessoal se preocupa demais com o tempo do carro e esqueceu a importancia de vencer o carro que esta ao lado"
ResponderExcluirDiscordo, pois no SRD a regra é o tempo, e não vencer o que está do lado... rsrsrs
Tô atrasado mas voltei! Muita festa...
ResponderExcluirViu como chegamos a um acordo? Muita preocupação com o tempo e pouca com a corrida!
Mas é um sistema ainda em desenvolvimento.São muitos carros com estagios variados e é preciso organizar de algum maneira para que possam competir entre si.
O tempo é um indicativo do que um carro e um piloto podem fazer. A verdade sobre a qualidade de piloto e equipamento é quando ele consegue vencer seu oponente lado a lado.
Vai demorar um pouco, mas chegaremos lá.
O SRD já se compõe de duas partes. Uma onde todos podem disputar dentro de um tempo.
E o TOP 16, onde este mesmo tempo é classificatório. Com o desenvolvimento e o aumento do numero de carros, o TOP 16 pode passar a ser TOP32. Ou ainda, existirem dois TOP 16, algo como Ouro e Prata como foi inicialmente imaginado. O Ouro para classificados abaixo de 9 eo Prata para quem esta acima de 9.
Eu entendo que é um pouco dificil de compreender no começo, mas este é o padrão mundial da arrancada. Não existe vencedor sem enfrentamento direto.
No ultimo Open ficou bem claro isso: os vencedores do Top foram carros de quase 2 segundos mais lentos, mas que pelo belo desempenho de seus pilotos, chegaram a vitória.
Mas fica tranquilo ai que o sistema de tempo vai continuar. Ele é o mais simples pro pessoal poder competir e desenvolver suas habilidades.
De toda a forma, o Diego fez uma coisa legal no SRD. Como são varios niveis de tempo, existe grande aproximação de desempenho dos competidores, o que faz com que na pratica é quase sempre necessário vencer quem esta ao seu lado.
LEVEM EM CONSIDERAÇÃO ORGANIZAR UMA PROVA NOTURNA EM GUAPORÉ, POIS O ÚLTIMO ESTAVA MUITO CALOR, O QUE É RUIM PARA O PÚBLICO, OS PARTICIPANTES E OS CARROS...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCitando "Marco Queiroz"... "Já estamos pensando em uma prova noturna no verão. Em um sabado , começando ao cair do sol e terminando... bem, quando terminar!"... ENTÃO... SÓ RESTA CUMPRIR!!! hehehe
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