14.12.09

A metade outlaw do open


            Esta cobertura do Open começa com um esclarecimento. O Open não é reconhecido pelo Velopark como uma competição. É apenas um dia de pista aberta para todos. Está a um passo do outlaw mas não pode ser reconhecido como tal. Não é um problema  e é um caminho.

Dentro desta possibilidade que o VP abriu, a Associação Desafio tem o seu campeonato  e também organiza o TOP 16, este com verdadeira alma e forma outlaw.  Espero que esta  pequena explicação ajude a compreender  porquê o Open não é historicamente o primeiro evento  outlaw do Brasil oficialmente.



Passemos então à ação, que é o que interessa de verdade.  O clima foi generoso com os participantes do Open.  Tarde com belo pôr do sol e noite extremamente agradável, numa época em que o tempo tem sido o maior inimigo das provas de arrancada. Com 80 carros inscritos, parece estar  havendo uma estabilização no número de participantes, que  praticamente repetiu  a edição anterior. Houve um pequeno  crescimento, pois não estavam listados equipamentos do Velopark como dragsters e gols, que desta vez não foram para pista. Destes 80, 33 se inscreveram para participar do campeonato da AD e do  TOP16.



As conversas de box e os comentários após a quinta feira revelaram  que a sensação geral estava correta:  foi o melhor Open do ano. Mesmo com a tradicional ausência de públic,  a disputa acirrada pelo titulo da AD, a genial reviravolta no TOP16 e a sensível melhora do nível geral dos concorrentes levaram a essa conclusão.

No início do Open, a maioria dos participantes andava em carros de 15s a 18s e eram comuns tempos de até 21s.  Nesta quinta, sentado na arquibancada e anotando os tempos dos competidores, não demorou para constatar  que a maioria anda agora entre os  12s e 14s. Progresso excepcional para o período de um ano e uma mostra do valor como evento de base que o Open tem.  Como aqui andam carros de todos os tipos, do carro da mãe até o força livre, comparações são inevitáveis e até mesmo desejáveis e interessantes.



Entre os presentes, um carro campeão e recordista de uma categoria tradicional. Pode-se dizer  com justiça que é um bom carro e que no início da temporada estava  anos luz da maioria dos participantes amadores. Mas o que vi foram vários carros de garagem, que vem e voltam rodando, sendo mais rápidos que ele. Choque de  realidade inevitável. O gol é limitado por regulamentos estanques, enquanto os outros carros estão livres para evoluir. Do ponto de  vista do público e da memória, é um carro de corrida perdendo para um carro de rua. E, é claro, o público gosta, porque na teoria o carro de rua é mais fraco e amador.

Talvez aqui devêssemos nos espelhar nos inventores do esporte. Para eles, para fins de regulamentos e organização, amador é  quem  anda acima dos 10s. É uma boa definição e um parâmetro melhor ainda de ser implantado.


Campeonato da AD

 A última etapa do ano  da AD no Open  foi mesmo um  bom espetáculo.  Teve todas as emoções necessárias que uma competição verdadeira exige. Da euforia à angústia, da preocupação à alegria. Quem estava lá e viu,  teve de se emocionar com os dramas de cada um.

Rafael Andreis da Equipe GSX chegou como o over dog, grande favorito. A seu lado, a convicção dos vitoriosos. Já no início da competição uma junta queimada e dois pistões danificados começam a desmontar suas certezas e seus sonhos.


Mesmo assim, e mostrando por que a  GSX é sempre candidata à vitória,  não se entregou. Ele e o irmão adaptaram a estratégia e foram em busca dos pontos da melhor reação, mesmo com o carro sem condições de corrida. Eles haviam trazido o  Eclipse GSX principal para tentar, se necessário,  bloquear a vitória de algum concorrente. Isto também não deu certo quando a embreagem falhou. Nesta hora  o nível da adrenalina cai e resta apenas  tristeza e frustração ao ver o objetivo de um ano escapando por entre os dedos.


Agora, o título passa para Rafael  Rafastra Grillo (Astra 888) que tem o melhor desempenho da noite com três passadas  corretas de 11.4s a 218/219 km. Com o tempo se esgotando, a pista por fechar e seu adversário direto Sergio Fontes (gol96) com atuação discreta, tudo leva a crer que o titulo é de Rafastra.  Aí vem a notícia: Fontes foi para a pista minutos antes de fechar e fez o melhor tempo da vida, um 11.1 a 220 km.


Era a sua única chance e ele a usou com maestria. Somente a vitória nos 11s interessava para conquistar o  campeonato e foi exatamente isso que buscou e conseguiu. Sergio tornou-se o primeiro bicampeão da AD e comprovou a sua grande capacidade como competidor e estrategista.
Estes três personagens, cada um a sua maneira, fizeram deste Open uma noite memorável, e pode levar anos até que algo semelhante se repita. Colocaram seus nomes na história da AD e o dia será lembrado sempre como  o  momento em que o campeonato teve três donos. Mas todos sabemos - só pode haver um - e foi Fontes.

TOP 16

Para encerrar a noite, faltava o TOP16. Entre os sempre favoritos, já estavam de fora os Irmãos Andreis com seus dois carros e Deme Coradi com o corsinha do Velopark, ícone da internet por seu desempenho surpreendente na pista. Deme estava com problemas desde o início da  competição, mas é o lutador de sempre. Chegou a enviar um integrante da equipe a Lageado para buscar peças para o corsa.  Deu certo, e o carro foi para a pista. Já vinha numa puxada excepcional quando abandonou definitivamente. Uma perda para a competição .

Mas é assim, tristeza de uns , alegria de outros. Abrem novas vagas. Os analistas de plantão concluem que a disputa agora é entre Sergio Fontes (novo top dog), Rafastra, Fabio Benassi (gol 916) e o  a cada dia mais surpreendente Fiat One4seven. Pequenino, invocado e agora com nitro.

Será que é isso mesmo?

O mata-mata começa e Fontes parece ter problemas. Com ele nunca se sabe. Pode ser mesmo problema ou apenas estratégia.

Era problema, e ele perde.

Rafastra agora é favorito, mas problemas com as velas roubam rendimento do motor e ele perde.

Benassi agora é favorito, mas tem de enfrentar o One4seven, que de sua parte não concorda com o favoritismo e tem como arma 90cv de nitro adicionais para contestar.



 É a revenche da noite. O gol tem o tempo de 11.6 e o Fiat 12.1 e veio para pista preparado para chegar a casa dos 11 , um grande feito para o motorzinho de dentista...

Vai ser duro!


O pinheirinho cai, melhor reação para Benassi, melhor 60 pés para o Fiat, que recupera terreno, e aí Gustavo erra a segunda... Ainda tenta descontar uma parte do prejuízo, mas não era possível. Seu primeiro erro decisivo em três provas.

Benassi é agora mais favorito do que nunca. Seus adversários  estão  mais de um segundo atrás. Tá facil!

É mesmo?

Benassi X Bernardo Schimia, figura conhecida na noite . Como  na rua cada sinaleira é uma decisão, Bernardo está tranquilo. Tudo pronto, a luz do pinheirinho cai e com ela as esperanças do Benassi. A ansiedade do the flash foi maior, e ele queimou.


Agora não tem mais palpite, ninguém acredita em mais nada. Final pra lá de inédita: Bernardo Schimia de gol e  o jovem Fabiano Krentz de astra. Dois turbos, duas marcas diferentes. Fabiano chegou na final fazendo ótimas reações. Schimia tem tempo melhor.

Cai novamente o pinheirinho e Fabiano mostra frieza e faz excelente reação. Os carros descem a reta lado a lado, não dá pra saber nada.  O placar mostra tempo menor para Shimia, mas o lado que  sinaliza a vitória é de Fabiano. Mais uma vez a reação o colocou na frente e de lá Bernardo não pode tirá-lo.



Vitória excepcional.  Fabiano  foi o primeiro novato a levar o troféu bielinha para casa. Ainda ganhou o Kit de premiação oferecido pela Imohr, e principalmente, ganhou nosso respeito.

Ainda mais poderia ser dito e  contado sobre esta noite. Muitos foram os personagens e especiais foram os acontecimentos que já fazem parte da memória do outlaw. Novamente a ajuda entre competidores rivais aconteceu, o clima de camaradagem permaneceu mesmo nos momentos de grande tensão.

Foi um grande final para a temporada de 2009.



Lista de inscritos: (clique para ampliar)



Chave do Top 16: (clique para ampliar)





Mais informações sobre o campeonato aqui e sobre o Top 16 aqui



Um comentário:

  1. E O STREET RULES DAY EM GUAPORÉ/RS 2010?? estamos loucos pra acelerar!!!

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